top of page

Como eu era antes de você é baseado em fatos reais!!!

Jojo Moyes confirmou há algum tempo que ela se inspirou na história de Daniel para escrever 'Como Eu Era Antes de Você'. Ela disse que viu no noticiário o caso de um jovem atleta que pediu aos seus pais para levá-lo a Dignitas para morrer, porque ele era tetraplégico e seu desejo de viver foram extintos. O rapaz em questão é Daniel James de 23 anos. Esta é apenas a premissa de que Jojo usava para escrever seu livro, nada mais. Não que toda a história é baseada na própria vida de Daniel James.

As semelhanças/diferenças com Will Traynor são os seguintes:

-Daniel James sofreu uma lesão medular grave que o deixou tetraplégico. O acidente que o deixou imobilizado do pescoço para baixo foi criado em uma sessão de treinamento em Nuneaton Rugby Club em 12 de março de 2007. Sua quadriplegia foi C6/C7. Os médicos não poderia reparar o dano sofrido pela espinha e só tinha conseguido restaurar alguma mobilidade nos dedos.
-O acidente que Jojo escreveu aconteceu em 19 de março de 2007. Will sofreu uma lesão medular em um acidente de moto em 2007 e foi diagnosticado com uma quadriplegia C6/C5 com o movimento muito limitado em um braço.

-Daniel morreu em 12 de setembro de 2008.
-Acredita-se que a morte de Will foi em 13 de agosto de 2009.

-Keir Starmer QC, Diretor do Ministério Público disse que enquanto não havia provas suficientes para uma possibilidade realista de condenação de Marcos e Julie James em relação à morte por suicídio de seu filho Daniel, essa acusação não está no interesse público e eles não devem tomar novas medidas contra eles ou contra um amigo da família que os ajudaram.
-Os pais Will e Louisa Clark foram igualmente investigado pela acusação, mas se concluiu que não seria processado porque as provas apresentadas não demonstrava que eles teriam culpa pela escolha do Will.

-Daniel James tinha duas irmãs, Olivia, que na época tinha 18 anos e Georgina, 21.
-Will tinha uma irmã chamada Georgina.

-Daniel tentou suicídio 3 vezes. Ele era um suicida, impulsionado pela angústia de sua situação e sua dependência dos outros. Seu psiquiatra consultor, descreve-o como "dinâmico, ativo e atlético, um jovem que gostava de viajar e ser independente" e que ele "não poderia imaginar um futuro positivo para si mesmo agora." Daniel frequentemente expressa seu desejo de morrer dos ferimentos sofridos no campo de rugby e estava determinado a acabar com sua própria vida. Ele tentou mais de uma vez.
-Will também tentou se suicidar.

-Uma semana depois de uma terceira tentativa fracassada de suicídio, Daniel contactou a Dignitas na Suíça em 20 de Fevereiro de 2008, pedindo sua ajuda para morrer. Como ele disse, "A principal razão pela qual eu quero sua ajuda é simplesmente porque quero morrer, e por causa da minha deficiência eu sou incapaz de fazer isso acontecer, não há um dia que espero que este seja o último. Não quero mais uma tentativa fracassada." Dignitas enviou uma carta de aceitação.
-Como sabemos, cada dia que Will estava vivo era um inferno, ele não aguentava mais.

Foto real de Daniel:

© 2023 by Your Name. Proudly created with Wix.com

bottom of page